Carregando TV, aguarde...
Fechar
Você está em: Edificação » Discipulado » Necessidade de modelo

Necessidade de modelo

A- A+

Resumo do Capítulo 5 do livro O FAZEDOR DE DISCÍPULOS, sobre a nacessidade de líderes santos que transmitam a santidade como padrão aos seus discípulos.

E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. (João 17:19)

1)   UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A SANTIDADE – Não só um reflexo da presença do Espírito em mim, ou da minha escolha de dizer “não” ao pecado, como oferta ao Senhor, mas como uma maneira de formar discípulos santos.

a)    O propósito eterno de Deus – Romanos 8:29 – só é alcançável pela replicação de um modelo. Uma família de muitos filhos semelhantes a Cristo. Temos um ideal: que todo crente se torne como Jesus. Isso exige padrão! “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (II Timóteo 2:22).

b)   Um líder reproduz segundo a sua espécie. Mais do que os seus ensinos, é o seu estilo de vida que será replicado. Líderes santos multiplicarão um rebanho santo. Líderes impuros serão elementos de degeneração na igreja.

c)    Um líder de vida duvidosa ou incoerente manterá consigo discípulos levianos e perderá os que valorizam a Palavra. Vendo o comportamento do seu discipulado e encontrando incompatibilidades com o que ele ensina, ou desprezarão a Palavra ou rejeitarão o líder.

d)   Por outro lado, um líder que vive a Palavra nem precisa de tantas palavras para influenciar vidas – O exemplo do Pr. Harry Scates, um homem divinamente humano, poderosamente simples, irresistivelmente amável, que lidera com o testemunho.

2)   QUALQUER LÍDER SÉRIO ENTENDERÁ QUE SUA SANTIDADE REPERCUTE NOS OUTROS. Não era de soberba, mas de consciência que palavra como “sede meus imitadores” brotavam dos lábios de Paulo – “Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós” (Filipenses 3:17);  “Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna” (I Timóteo 1:16).

3)   A BASE DA AUTORIDADE ESTÁ NO TESTEMUNHO. O carisma e os dons podem atrair pessoas, mas somente o testemunho as manterá firmes. O exemplo de Davi: “E ele os apascentou consoante a integridade do seu coração e os guiou conforme a perícia de suas mãos” (Salmos 78:72)... “Se andares perante mim como andou Davi, teu pai, com integridade de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei e guardares os meus estatutos e os meus juízos, então, confirmarei o trono de teu reino sobre Israel para sempre, como falei acerca de Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará sucessor sobre o trono de Israel.” (I Reis 9:4-5). Um exemplo prático do poder do testemunho na vida de Davi é o episódio em que impede seus homens de matarem Saul. Que aula sobre temor e aliança! A Bíblia conta: “e disse aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é o ungido do Senhor.  Com estas palavras, Davi conteve os seus homens e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul; retirando-se Saul da caverna, prosseguiu o seu caminho” (I Samuel 24:6-7).

4)   A NECESSIDADE DE MODELOS QUE SEJAM REFERÊNCIA PARA A MULTIPLICAÇÃO DO REBANHO É A ÚNICA FORMA DE VENCERMOS A REALIDADE DE UMA IGREJA GRANDE E SEM TESTEMUNHO. O rebanho de Jacó se distingue do rebanho de Labão pelas marcas (ver Gênesis 30:27-43). Precisamos de varas verdes, moldáveis e expostas diante do rebanho! Jesus foi à Galiléia buscar doze varas verdes, ao invés de ir às escolas rabínicas de Jerusalém.

AFIRMAÇÃO FINAL: O OBJETIVO DO DISCIPULADO É FORMAR HOMENS QUE VIVAM A VIDA DE DEUS. ISSO SÓ É POSSÍVEL ATRAVÉS DE REFERÊNCIAS CONFIÁVEIS, PESSOAS QUE SE SANTIFICAM PARA SANTIFICAR QUEM AS SEGUE.

Edifique-se

Comunidade Cristã de Ribeirão Preto - Rua Japurá, 829 - Ipiranga
Ribeirão Preto SP - CEP 14055-100 - Fone: +55 16 3633-5957
comcrist@comcrist.org
Desenvolvido por Atual Interativa